terça-feira, 1 de junho de 2010

EMO VS. VISUAL KEI

Posted by Hugo Alves Oliveira On 07:02 0 comentários

VISUAL KEI NAO É EMO!

O Visual Kei ou J-rock se originou dos estilos glam rock, punk rock, pós-punk, aproximadamente na década de 1980 no Japão.
Popular principalmente dentro da cena independente japonesa, também conhecido em outras partes do mundo como Europa, América do Sul (especialmente no Brasil e Chile), México, Canadá e Estados Unidos.
O visual kei tem como subgêneros Angura kei, Ero guro, Nagoya kei, Oshare kei, Kote kei, Koteosa kei
o Visual Kei ou visual j-rock consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, heavy metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo e piano. Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.

Algumas bandas consideradas pioneiras do visual kei são, X JAPAN, D’ERLANGER, NIGHTMARE, DEAD END, BUCK-TICK, Kamaitachi e COLOR. O movimento teve seu auge em meados da década de 1990, quando bandas como BUCK-TICK, X JAPAN, LUNA SEA, Kuroyume, MALICE MIZER, SHAZNA e outras conquistaram o público e o mercado japonês. Mais tarde, durante os anos 2000, bandas como Moi dix Mois, D'espairsRay, BLOOD, Kagerou, Kagrra, Onmyo-Za, Nightmare e the GazettE iniciaram campanhas oficiais na Europa e em alguns países das Américas, lugares onde hoje em dia também já existe uma base sólida de fãs do movimento.

O visual kei sempre foi um movimento dinâmico e com o tempo foi ganhando variadas vertentes.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, vai nao custa nada...